Objetivos
São objetivos desta unidade curricular:

Adquirir conhecimentos no domínio da saúde comunitária;

Explorar estratégias de saúde comunitária e suas implicações educativas, sociais, políticas, etc.;

Promover condições para pensar o educativo, refletindo criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes aos direitos, à participação e à intervenção comunitária de grupos com situações de saúde diversas.



Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os/as estudantes terão adquirido conhecimentos e desenvolvido competências que permitam:

Investigar e problematizar condições promotoras dos direitos, do bem-estar e da saúde nas comunidades;

Pensar e operacionalizar estratégias de promoção de saúde em comunidades e com comunidades;

Trabalhar em equipas multidisciplinares diferentes dimensões da saúde comunitária;

Analisar criticamente projetos e/ou iniciativas de saúde comunitária, discutindo as suas implicações a nível educativo, social, político, etc.

Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Educação, saúde e participação comunitária

1.1 Des/continuidades na relação educação e saúde

1.2 A construção social da saúde e da doença

2. A Saúde Comunitária e a sua esfera de intervenção co construída

2.1 Contextos e agentes de promoção de saúde

2.2 Literacia em saúde e intervenção comunitária

3. Da sensibilidade à intervenção – para pensar a mudança social

3.1 Empoderamento comunitário

3.2 Modelo biomédico e modelo sociopolítico

3.3 Modelo terapêutico e modelo socioantropológico

4. Direitos, participação e saúde

4.1 Contributos para pensar o educativo (a partir da surdez, da doença crónica, do envelhecimento, ...)

Bibliografia Obrigatória
Alain Battegay; Cuidar, tomar parte, viver com questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/socieda. ISBN: 9789898148971
James McKenzie; An introduction to community health. ISBN: 978-0763790110
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
CAMPBELL, Catherine & MURRAY, Michael ; Community Health Psychology: Promoting Analysis and Action for Social Change, Journal of Health Psychology, 9(2) 187–195, 2004
FINKELSTEIN, Vic ; Representing disability, In J. Swain; S. French; C. Barnes & C. Thomas (Eds.), Disabling Barriers – Enabling Environments 2nd edition (pp. 13-20). London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications., 2004
MERZEL, Cheryl & D’AFFLITII, Joanna ; Reconsidering Community-Based Health Promotion: Promise, Performance, and Potential, American Journal of Public Health, 93(4): 557–574., 2003
PAIS, Sofia C.; RODRIGUES, Mariana & MENEZES, Isabel ; Community as locus for health formal and non-formal education: the significance of ecological and collaborative research for promoting health literacy, Frontiers in Public Health Education and Promotion, 2: 1-9., 2014
Período: 1ºSemestre
Esta é uma unidade curricular específica do domínio do mestrado em Ciências da Educação, intitulado como «Escola, Comunidade e Democracia: Pedagogia, Literacias e Inovação». Uma unidade curricular que partilha com a outra unidade curricular específica do domínio em causa, «Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico», os alicerces concetuais que suportam as reflexão diferenciadas que se produzem nos dois espaços curriculares em questão. Assim, será considerando o espaço balizado pelos paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação que, no caso da presente unidade curricular, será possível refletir sobre a importância da reflexão epistemológica como uma reflexão decisiva quer para se abordar a relação entre a Inovação Pedagógica e as Literacias, vistas como objetivos educacionais que conferem suporte e sentido a um tal propósito, quer para exponenciar a própria abordagem sobre os modos de trabalho pedagógico que constitui a principal finalidade da outra unidade curricular específica, atrás mencionada.
Período: 1ºSemestre
Esta é uma das unidades curriculares específicas do domínio «Escola, Comunidade e Democracia: Pedagogia, literacias e inovação», assumindo-se como seu objetivo principal: a promoção do estudo, da reflexão e do debate sobre o processo e as dinâmicas de operacionalização dos projetos de educação escolar. Na atual organização do domínio, estamos perante uma unidade curricular que se confunde, na sua fase inicial, e se articula com a outra unidade curricular específica do mesmo domínio: «Fundamentos e implicações epistemológicas da reflexão no campo da Pedagogia». Esperamos que possam beneficiar do trabalho que todos vamos realizar e afirmamos a nossa disponibilidade, enquanto docentes, para vos apoiar em tudo o que necessitem.

Ariana Cosme e Rui Trindade
Período: 1ºSemestre