Objetivos
São objetivos desta unidade curricular:
Adquirir conhecimentos no domínio da saúde comunitária;
Explorar estratégias de saúde comunitária e suas implicações educativas, sociais, políticas, etc.;
Promover condições para pensar o educativo, refletindo criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes aos direitos, à participação e à intervenção comunitária de grupos com situações de saúde diversas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os/as estudantes terão adquirido conhecimentos e desenvolvido competências que permitam:
Investigar e problematizar condições promotoras dos direitos, do bem-estar e da saúde nas comunidades;
Pensar e operacionalizar estratégias de promoção de saúde em comunidades e com comunidades;
Trabalhar em equipas multidisciplinares diferentes dimensões da saúde comunitária;
Analisar criticamente projetos e/ou iniciativas de saúde comunitária, discutindo as suas implicações a nível educativo, social, político, etc.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Educação, saúde e participação comunitária
1.1 Des/continuidades na relação educação e saúde
1.2 A construção social da saúde e da doença
2. A Saúde Comunitária e a sua esfera de intervenção co construída
2.1 Contextos e agentes de promoção de saúde
2.2 Literacia em saúde e intervenção comunitária
3. Da sensibilidade à intervenção – para pensar a mudança social
3.1 Empoderamento comunitário
3.2 Modelo biomédico e modelo sociopolítico
3.3 Modelo terapêutico e modelo socioantropológico
4. Direitos, participação e saúde
4.1 Contributos para pensar o educativo (a partir da surdez, da doença crónica, do envelhecimento, ...)
Bibliografia Obrigatória
Alain Battegay; Cuidar, tomar parte, viver com questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/socieda. ISBN: 9789898148971
James McKenzie; An introduction to community health. ISBN: 978-0763790110
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
CAMPBELL, Catherine & MURRAY, Michael ; Community Health Psychology: Promoting Analysis and Action for Social Change, Journal of Health Psychology, 9(2) 187–195, 2004
FINKELSTEIN, Vic ; Representing disability, In J. Swain; S. French; C. Barnes & C. Thomas (Eds.), Disabling Barriers – Enabling Environments 2nd edition (pp. 13-20). London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications., 2004
MERZEL, Cheryl & D’AFFLITII, Joanna ; Reconsidering Community-Based Health Promotion: Promise, Performance, and Potential, American Journal of Public Health, 93(4): 557–574., 2003
PAIS, Sofia C.; RODRIGUES, Mariana & MENEZES, Isabel ; Community as locus for health formal and non-formal education: the significance of ecological and collaborative research for promoting health literacy, Frontiers in Public Health Education and Promotion, 2: 1-9., 2014
São objetivos desta unidade curricular:
Adquirir conhecimentos no domínio da saúde comunitária;
Explorar estratégias de saúde comunitária e suas implicações educativas, sociais, políticas, etc.;
Promover condições para pensar o educativo, refletindo criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes aos direitos, à participação e à intervenção comunitária de grupos com situações de saúde diversas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os/as estudantes terão adquirido conhecimentos e desenvolvido competências que permitam:
Investigar e problematizar condições promotoras dos direitos, do bem-estar e da saúde nas comunidades;
Pensar e operacionalizar estratégias de promoção de saúde em comunidades e com comunidades;
Trabalhar em equipas multidisciplinares diferentes dimensões da saúde comunitária;
Analisar criticamente projetos e/ou iniciativas de saúde comunitária, discutindo as suas implicações a nível educativo, social, político, etc.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Educação, saúde e participação comunitária
1.1 Des/continuidades na relação educação e saúde
1.2 A construção social da saúde e da doença
2. A Saúde Comunitária e a sua esfera de intervenção co construída
2.1 Contextos e agentes de promoção de saúde
2.2 Literacia em saúde e intervenção comunitária
3. Da sensibilidade à intervenção – para pensar a mudança social
3.1 Empoderamento comunitário
3.2 Modelo biomédico e modelo sociopolítico
3.3 Modelo terapêutico e modelo socioantropológico
4. Direitos, participação e saúde
4.1 Contributos para pensar o educativo (a partir da surdez, da doença crónica, do envelhecimento, ...)
Bibliografia Obrigatória
Alain Battegay; Cuidar, tomar parte, viver com questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/socieda. ISBN: 9789898148971
James McKenzie; An introduction to community health. ISBN: 978-0763790110
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
CAMPBELL, Catherine & MURRAY, Michael ; Community Health Psychology: Promoting Analysis and Action for Social Change, Journal of Health Psychology, 9(2) 187–195, 2004
FINKELSTEIN, Vic ; Representing disability, In J. Swain; S. French; C. Barnes & C. Thomas (Eds.), Disabling Barriers – Enabling Environments 2nd edition (pp. 13-20). London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications., 2004
MERZEL, Cheryl & D’AFFLITII, Joanna ; Reconsidering Community-Based Health Promotion: Promise, Performance, and Potential, American Journal of Public Health, 93(4): 557–574., 2003
PAIS, Sofia C.; RODRIGUES, Mariana & MENEZES, Isabel ; Community as locus for health formal and non-formal education: the significance of ecological and collaborative research for promoting health literacy, Frontiers in Public Health Education and Promotion, 2: 1-9., 2014
- Professor: Orquídea Manuela Braga e Soares Coelho
- Professor: Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo
- Professor: Maria Teresa Guimarães de Medina
- Professor: Sofia Castanheira Pais
Período: 1ºSemestre