Trabalho

Durante o semestre deve ser realizado um trabalho que envolve desenvolvimento em 3 sistemas diferentes: Arduino, RaspberryPi e Android e a interligação entre os 3, originando o 4º sistema.
Dentro dos temas descritos os grupos deverão fazer o design e a implementação de acordo com os requisitos pedidos. Devem obrigatoriamente ter componentes nos 3 sistemas. Caso no projeto inicial não encontrem a necessidade dos 3 sistemas deverão adicionar requisitos ao trabalho.

Em alguns casos a comunicação entre os diferentes sistemas pode usar um deles ligado a um PC, em outros casos poderá ser feita apenas usando as redes sem fios ou utilizando a sugestão de intercomunicação nas informações sobre as aulas online. Esta última opção será a mais provável devido à pandemia e à necessidade de aulas à distância.

O trabalho deve ser desenvolvido usando controlo de versões (ver informações sobre as aulas online).

Deve ser desenvolvida documentação num Wiki do projeto (por exemplo usando o Wiki do sistema de controlo de versões), nomeadamente:

  • descrição do processo de desenvolvimento:
    • descrição e objetivos do projeto
    • timeline prevista
    • estado do desenvolvimento, indicação de milestones/fases e estado corrente de acordo com o timeline
      • indicar causas de atrasos/avanços;
      • remodelações efetuados por causa de problemas encontrados;
    •  etapas, evolução, problemas, etc.
  • documentação dos componentes/módulos e interações
    • protocolos de comunicação devem ser detalhados (state machines);
    • pode e deve ser usado no relatório final;
    • pode ter mais detalhe que o relatório final;
      • relatório final pode ter referências ao wiki para mais detalhes.

A arquitetura do sistema de interação entre os 3 sistemas utilizados, o seu desenvolvimento, gestão do sistema de controlo de versões e documentação definem o 4º sistema do projeto.

Atrasos nas entregas

As submissões são até às 23:55 do dia indicado . Entregas com atraso serão penalizadas de acordo com:

5%×2MD-1

Em que MD significa cada meio dia de atraso. Como exemplo um trabalho entregue na tarde seguinte ao dia de entrega terá 1 dia de atraso. Assim se fosse avaliado com 16 teria 14.4 (10% de penalização).

Grupos

Os grupos terão 4 alunos, sendo nomeado um responsável por cada sistema.
Caso não haja estudantes suficientes para completar um grupo a responsabilidade em falta será distribuída pelos elementos existentes. Caso o grupo seja de 2 ou menos alunos estes serão integrados noutro grupo.

Esta indicação de responsabilidade não implica nenhuma avaliação distinta, apenas que o trabalho desenvolvido será coordenado por esse estudante. Não implica também que o desenvolvimento seja feito (apenas) por esse estudante.

Os docentes serão responsáveis pela formação dos grupos. Para isso cada estudante deve escolher qual a ordem de preferência de responsabilidade nos sistemas, devendo indicar os sistemas pela ordem preferida.

Entregas

Deverão ser feitas 4 entregas de acordo com o calendário abaixo:

  • 1ª entrega (28 Fev)
    • ordem de preferência de sistemas (todos os estudantes)
  • 2ª Entrega (05 Mar)
    • ordem de preferência para cada grupo dos trabalho, indicando a ordem do mais preferido ao menos.
    • indicação do responsável de cada sistema
    • apenas necessitam de opções de acordo com a ordem de escolha (os 1ºs escolhem uma)
    • por mail
  • 3ª entrega (21 Mar)
    • planeamento inicial (máx 8 págs)
      • objetivos do projeto
      • formulário de requisitos (incluindo custo estimado)
        • requisitos funcionais e não funcionais
      • diagrama de componentes de hardware e a sua interligação
      • diagrama de colaboração dos componentes de software
      • diagramas de estado para cada componente com estado
      • diagrama de Gantt com as tarefas e temporização
      • Deve haver texto descritivo (sucinto) dos diagramas.
    • resumo da apresentação (txt, pdf, ppt)
      • se for para ser projetada deve ser enviada no formato para a projeção
  • 4ª Entrega (18 Abr)
    • relatório de estado do desenvolvimento: problemas, atrasos, tarefas terminadas, etc. (máx 2 páginas)
    • entrega serve mais para verificação pelo próprio grupo do desenvolvimento efetuado
  • 5ª Entrega (23 Mai)
    • Relatório final (máx 5 págs)
      • resumo do desenvolvimento do projeto
      • problemas e sua solução (se solucionado)
      • objetivos cumpridos e não cumpridos
      • link para o Git com o código fonte do projeto
      • link para o Wiki se não estiver no Wiki do Git
    • código fonte no sistema de controlo de versões (organização e clareza serão bonificadas)
    • resumo da apresentação (txt, pdf, ppt)
      • se for para ser projetada deve ser enviada no formato para a projeção
    • Wiki preenchido com o desenvolvimento do projeto e resultados finais (pode incluir vídeos)

Apresentações

As seguintes apresentações serão realizadas ao longo do semestre nas aulas práticas:

  • Apresentação plano inicial (22, 23 e 25 Mar)
    • 10 minutos para cada grupo, onde devem discutir como vão fazer o trabalho
    • 5 min para discussão com os outros grupos
    • conteúdo será a entrega do plano inicial
  • Apresentação do estado desenvolvimento (19 Abr)
    • 5 minutos para cada grupo, onde devem discutir como está a decorrer o trabalho
    • 2.5 min para discussão com os outros grupos
  • Apresentação do projeto (24, 25 e 27 Maio)
    • 20 minutos para apresentação do projeto, discutindo os problemas, objetivos cumpridos, etc. Demonstração do resultado final
    • 5 minutos para discussão

Calendário

  • 28 Fev - 1ª Entrega: escolha sistemas
  • 01 Mar - Formação Equipas (profs)
  • 05 Mar - 2ª Entrega: Escolha dos trabalhos
  • 21 Mar - 3ª Entrega: plano inicial
  • 22, 23 e 25 Mar - Apresentação plano inicial
  • 18 Abr - 4ª Entrega: estado desenvolvimento
  • 19 Abr - Apresentação do estado desenvolvimento
  • 23 Mai - 5ª Entrega: Relatório final
  • 24, 25 e 27 Mai - Apresentação do projeto

Temas

Ver sugestões na página dos temas.

Última alteração: quarta, 2 de junho de 2021 às 09:51