"Entre Diálogos: as escolas do Porto e de Milão"
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado abrindo um diálogo entre a Scuola di Architettura Urbanistica e Ingegneria delle Costruzioni del Politecnico di Milano (AUIC) e a FAUP.
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado abrindo um diálogo entre a Scuola di Architettura Urbanistica e Ingegneria delle Costruzioni del Politecnico di Milano (AUIC) e a FAUP.
- Professor: Helder Francisco Valente Casal Ribeiro
Período: 1ºSemestre