O programa doutoral em enfermagem terá uma vertente essencial de natureza científica, dado que é fundamental que os doutorandos recontextualizem os seus saberes e conhecimentos de modo a terem um papel relevante em equipas de saúde multidisciplinares, tanto ao nível da concepção, como da prática de cuidados de enfermagem, da investigação e da docência.
O programa visa a análise dos problemas de saúde e a identificação dos elementos que caracterizam o cuidado de enfermagem, privilegiando a mobilização e recontextualização do conhecimento em enfermagem. Visa ainda o desenvolvimento de competências na construção da enfermagem como disciplina científica, promovendo a interligação da investigação e das práticas no cuidar, com o intuito de fomentar transições saudáveis (desenvolvimentais, situacionais, saúde/doença e organizacionais) e acompanhar indivíduos ou grupos, face às estratégias adaptativas causadas pela doença e outros processos de vida.

Objectivos específicos:Os objectivos específicos para a formação do doutorando visam ir ao encontro do exigido pela legislação em vigor para atribuição do grau de Doutor, aqui integrados do seguinte modo: a) Desenvolver a capacidade de compreensão e de sistematização num domínio científico de especialização em ciências de enfermagem; b) Aquisição de competências científico-técnicas e de metodologia de investigação das ciências de enfermagem; c) Promover a capacidade de projectar, adaptar e realizar investigação de elevada qualidade em ciências de enfermagem, assente em valores éticos e de integridade académica; d) Conseguir que o trabalho do doutorando tenha uma divulgação alargada, e um reconheci-mento internacional, mormente através de publicações em fóruns de referência e indexados; e) Desenvolver a análise crítica, bem como a avaliação e síntese de ideias novas e complexas; f) Promover a capacidade e vontade de comunicar com os pares, a restante comunidade aca-démica e a sociedade em geral sobre a área em que se especializa; g) Fomentar a integração do indivíduo numa sociedade baseada no conhecimento, dotando o formando de capacidades acrescidas para ajudar a promover o progresso em vários contextos
Período: Anual