A Unidade Curricular procurará sistematizar as afinidades em torno da arquitectura e do cinema. Será explorada a forma como o espaço arquitectónico e urbano, real ou encenado, é um elemento constituinte do cinema, assim como serão analisadas as múltiplas dimensões em que o cinema pode ser encarado como uma ferramenta no processo criativo, na percepção e na disseminação da arquitectura.
Será estudada a forma como as imagens em movimento têm a capacidade de criar um ‘sentido de lugar’, fenómeno relacionado não apenas com a realidade física dos espaços filmados, mas igualmente com a ligação vivencial que o espectador estabelece com a luz, o som, a mise-en-scène ou estrutura narrativa. O cinema representa os espaços arquitectónicos como lugares ‘habitados’, estimulando, assim, um debate intenso em torno da arquitectura e da vida urbana.
Será estudada a forma como as imagens em movimento têm a capacidade de criar um ‘sentido de lugar’, fenómeno relacionado não apenas com a realidade física dos espaços filmados, mas igualmente com a ligação vivencial que o espectador estabelece com a luz, o som, a mise-en-scène ou estrutura narrativa. O cinema representa os espaços arquitectónicos como lugares ‘habitados’, estimulando, assim, um debate intenso em torno da arquitectura e da vida urbana.
Período: 1ºSemestre
"Entre Diálogos: as escolas do Porto e de Milão"
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado abrindo um diálogo entre a Scuola di Architettura Urbanistica e Ingegneria delle Costruzioni del Politecnico di Milano (AUIC) e a FAUP.
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado abrindo um diálogo entre a Scuola di Architettura Urbanistica e Ingegneria delle Costruzioni del Politecnico di Milano (AUIC) e a FAUP.
Período: 1ºSemestre
- Teacher: Marco Ginoulhiac
Período: 1ºSemestre
Período: 1ºSemestre
Período: 1ºSemestre
- Teacher: José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa
- Teacher: João Pedro Sampaio Xavier
Período: 1ºSemestre
É objectivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento em Arquitectura na sua dimensão técnica e formal diretamente relacionada com as diferentes condições climatéricas e a proteção do espaço habitável, no âmbito dos atuais critérios de eficiência energética e desenvolvimento sustentável. A partir de princípios teóricos elementares sobre clima, energia e conforto térmico – colocados em perspetiva histórica e contemporânea - procura-se a compreensão de soluções construtivas integradas e exemplares, dando abertura a uma reflexão crítica sobre a prática projetual na sua firme e profunda relação com o lugar.
- Teacher: Eliseu Manuel Vieira Gonçalves
Período: 1ºSemestre
- Teacher: Cláudia Patrícia Oliveira Fernandes
Período: 1ºSemestre
- Teacher: Rui Fernando de Jesus Bastos Tavares
Período: 1ºSemestre
Período: 1ºSemestre