Objetivos
Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os discentes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências:
1) Dominar as especificidades das linguagens dos diferentes média (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) e aplicar competências multimédia.
2) Dominar as técnicas de expressão nos diferentes média.
3) Utilizar o domínio das técnicas para concretizar trabalhos práticos multimédia nos diferentes géneros jornalísticos trabalhados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Imprensa
1. Editorial
2. Artigo
3. Comentário
4. Crónica
5. Reportagem
6. Elaboração de jornais
Rádio
1. A Grande Reportagem
2. A entrevista
3. Os noticiários
4. O direto e o improviso na Rádio
5. As novas narrativas sonoras na Internet
Televisão
1. A entrevista em Televisão
2. O texto em Televisão
3. O directo em Televisão
4. A construção do jornal televisivo
Online
1. Teoria do ciberjornalismo
2. Prática do ciberjornalismo
3. Elaboração de ciberjornais
Bibliografia Obrigatória
Boyd, Andrew ; Journalism. Techniques of radio & TV news, Focal Press, 2001
Dayan, Daniel e Katz, Elihu; A história em Directo, Minerva, 1999
Grijelmo, Álex; El estilo del periodista, Taurus, 2003
Prado, Emílio ; Estrutura da informação radiofónica, Summus Editorial, 1989
Vivaldi, Gonzalo; Géneros Periodísticos, Editorial Paraninfo, 1986
Kolodzy, Janet; Convergence Journalism: Writing and Reporting across the News Media, Rowman & Littlefield Publishers, 2006
Bonixe Luís; A^informação radiofónica. ISBN: 978-972-24-1763-1
Reis, Ana Isabel ; O áudio nas cibernotícias das rádios, Formalpress, Porto, 2015
Gallego Pérez, J. Ignacio; Podcasting : nuevos modelos de distribución y negocio para los contenidos sonoros, Editorial UOC, Barcelona, 2010
Priestman Chris; Web radio. ISBN: 0-240-51635-4
Soengas Xosé; Os^informativos na radio. ISBN: 84-88553-05-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Realização de exercícios práticos.
Software
Adobe InDesign
Adobe Audition
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00
Componentes de Ocupação
Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 85,00
Trabalho laboratorial 158,00
Total: 243,00
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua (100%).
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar um ou mais trabalhos a indicar pelos docentes da UC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Observações
Os alunos abrangidos pelo artigo 16º do Regulamento de Avaliação da FLUP podem optar por avaliação contínua, cumprindo o exigido para a avaliação distribuída sem exame final, ou por exame final.
Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os discentes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências:
1) Dominar as especificidades das linguagens dos diferentes média (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) e aplicar competências multimédia.
2) Dominar as técnicas de expressão nos diferentes média.
3) Utilizar o domínio das técnicas para concretizar trabalhos práticos multimédia nos diferentes géneros jornalísticos trabalhados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Imprensa
1. Editorial
2. Artigo
3. Comentário
4. Crónica
5. Reportagem
6. Elaboração de jornais
Rádio
1. A Grande Reportagem
2. A entrevista
3. Os noticiários
4. O direto e o improviso na Rádio
5. As novas narrativas sonoras na Internet
Televisão
1. A entrevista em Televisão
2. O texto em Televisão
3. O directo em Televisão
4. A construção do jornal televisivo
Online
1. Teoria do ciberjornalismo
2. Prática do ciberjornalismo
3. Elaboração de ciberjornais
Bibliografia Obrigatória
Boyd, Andrew ; Journalism. Techniques of radio & TV news, Focal Press, 2001
Dayan, Daniel e Katz, Elihu; A história em Directo, Minerva, 1999
Grijelmo, Álex; El estilo del periodista, Taurus, 2003
Prado, Emílio ; Estrutura da informação radiofónica, Summus Editorial, 1989
Vivaldi, Gonzalo; Géneros Periodísticos, Editorial Paraninfo, 1986
Kolodzy, Janet; Convergence Journalism: Writing and Reporting across the News Media, Rowman & Littlefield Publishers, 2006
Bonixe Luís; A^informação radiofónica. ISBN: 978-972-24-1763-1
Reis, Ana Isabel ; O áudio nas cibernotícias das rádios, Formalpress, Porto, 2015
Gallego Pérez, J. Ignacio; Podcasting : nuevos modelos de distribución y negocio para los contenidos sonoros, Editorial UOC, Barcelona, 2010
Priestman Chris; Web radio. ISBN: 0-240-51635-4
Soengas Xosé; Os^informativos na radio. ISBN: 84-88553-05-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Realização de exercícios práticos.
Software
Adobe InDesign
Adobe Audition
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00
Componentes de Ocupação
Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 85,00
Trabalho laboratorial 158,00
Total: 243,00
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua (100%).
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar um ou mais trabalhos a indicar pelos docentes da UC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Observações
Os alunos abrangidos pelo artigo 16º do Regulamento de Avaliação da FLUP podem optar por avaliação contínua, cumprindo o exigido para a avaliação distribuída sem exame final, ou por exame final.
- Teacher: Helder Manuel Ferreira Bastos
- Teacher: Paulo Frias da Costa
- Teacher: Sandra Maria da Costa Sá Couto Maio Gomes
- Teacher: Helena Laura Dias de Lima
Período: 1ºSemestre