Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Abordar as principais linhas de força da história da imprensa com particular ênfase na função noticiosa no plano internacional, bem como os contextos portugueses
Resultados de aprendizagem e competências
As metodologias usadas nesta unidade curricular serão constituídas por um modelo teórico-prático, constituído por sessões expositivas e debate em aula. Nestas procura-se tratar e desenvolver os aspetos estruturantes da história do jornalismo, nos seus sucessivos ciclos de afirmação. Os aspetos que levam à constituição de modelos de desenvolvimento são explicados pelos exemplos evolutivos de diferentes países, com particular realce para os casos francês e anglo-saxónicos, sendo o primeiro marcado pela preponderância do enquadramento ideológico e no caso dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, pela rápida afirmação do jornalismo industrial. Os enquadramentos dos modelos internacionais servem de pano de fundo às incidências do jornalismo português e aos elementos particulares que o configuram.
As aulas de vertente mais prática consistirão na orientação de trabalhos através das metodologias adequadas. A componente tutorial tem como intenção o incentivo à investigação através de trabalhos práticos, bem como uma orientação bibliográfica direcionada de maneira a desenvolver e aprofundar os conceitos adquiridos nas aulas de vertente mais teórica. Esta metodologia permite um melhor conhecimento da história do jornalismo português, através de estudos de acaso, de forma a permitir a aplicação dos conceitos apreendidos nas exposições teóricas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não há
Programa
1.O Jornalismo - conceito e origens
Condicionalismos culturais
Condicionalismos tecnológicos
Imprensa ideológica
2. Liberalismo e expansão das publicações periódicas
O jornalista ao serviço de uma causa: Poder e Revolução
A nova legislação e a imprensa
A conquista do público
As inovações técnicas
3. O período de ouro da imprensa escrita
O modelo anglo-saxónico:
as duas fases do jornalismo industrial
O percurso europeu
O jornalismo de empresa: os principais títulos mundiais
4. Teoria da notícia
Os primeiros estudos de caso e a validade de algumas enunciações
As teorias de ação política
O jornalismo enquanto construção da realidade
Escola interacionista
Bibliografia Obrigatória
Pizarroso Quintero; História da imprensa, Planeta , 1994
Lima, Helena Laura Dias de; A^imprensa portuense e os desafios da modernidade. ISBN: 978-972-24-1747-1
JEANNENAY, Jean-Baptiste; Uma história da comunicação social, Terramar, 1996
Schudson Michael; The^sociology of news. ISBN: 978-0-393-91287-6
Traquina Nelson 1948-; Jornalismo. ISBN: 972-589-083-3
Gans Herbert J.; Deciding what.s news. ISBN: 0-8101-2237-5
Bibliografia Complementar
Chomsky Noam 1928-; A^manipulação dos media. ISBN: 972-670-406-5
Shoemaker Pamela J.; Gatekeeping theory. ISBN: 978-0-415-98139-2
Observações Bibliográficas
Outras obras mais específicas serão fornecidas ao longo do semestre
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
polemizar os conceitos já adquiridos, através de sessões expositivas; promover a pesquisa diversificada nos temas centrais abordados.
No ponto 1 realçada a importância dos aspetos culturais, económicos, tecnológicos e políticos como elementos determinantes dos processos comunicacionais.
No ponto 2 e em conjunturas específicas, o objetivo é explicar a essência do jornalismo ideológico do seculo XIX e a aquisição de dois dos elementos estruturais da evolução da imprensa..
O ponto 3 aborda a fase de ouro da imprensa escrita. Este ciclo permite a compreensão da diferença essencial entre os dois modelos de desenvolvimento do jornalismo e afirmação do primado do jornalismo informativo e empresarial.
No ponto 4 é adotada a mesma grelha evolutiva e analítica dos pontos anteriores, mas com um enfoque mais desenvolvido do caso português e permite uma visão critica das debilidades do sistema noticioso português, tendo como enquadramento os modelos anteriormente ensinados.
No ponto 5 abordam-se as ruturas produzidas pela Revolução de 1974 e implantação de uma novo ciclo de acordo com os moldes de um regime democrático.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00
Componentes de Ocupação
Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 7,00
Total: 52,00
Obtenção de frequência
Frequência de 75% de aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
E+Pp+Tc=100%
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Abordar as principais linhas de força da história da imprensa com particular ênfase na função noticiosa no plano internacional, bem como os contextos portugueses
Resultados de aprendizagem e competências
As metodologias usadas nesta unidade curricular serão constituídas por um modelo teórico-prático, constituído por sessões expositivas e debate em aula. Nestas procura-se tratar e desenvolver os aspetos estruturantes da história do jornalismo, nos seus sucessivos ciclos de afirmação. Os aspetos que levam à constituição de modelos de desenvolvimento são explicados pelos exemplos evolutivos de diferentes países, com particular realce para os casos francês e anglo-saxónicos, sendo o primeiro marcado pela preponderância do enquadramento ideológico e no caso dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, pela rápida afirmação do jornalismo industrial. Os enquadramentos dos modelos internacionais servem de pano de fundo às incidências do jornalismo português e aos elementos particulares que o configuram.
As aulas de vertente mais prática consistirão na orientação de trabalhos através das metodologias adequadas. A componente tutorial tem como intenção o incentivo à investigação através de trabalhos práticos, bem como uma orientação bibliográfica direcionada de maneira a desenvolver e aprofundar os conceitos adquiridos nas aulas de vertente mais teórica. Esta metodologia permite um melhor conhecimento da história do jornalismo português, através de estudos de acaso, de forma a permitir a aplicação dos conceitos apreendidos nas exposições teóricas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não há
Programa
1.O Jornalismo - conceito e origens
Condicionalismos culturais
Condicionalismos tecnológicos
Imprensa ideológica
2. Liberalismo e expansão das publicações periódicas
O jornalista ao serviço de uma causa: Poder e Revolução
A nova legislação e a imprensa
A conquista do público
As inovações técnicas
3. O período de ouro da imprensa escrita
O modelo anglo-saxónico:
as duas fases do jornalismo industrial
O percurso europeu
O jornalismo de empresa: os principais títulos mundiais
4. Teoria da notícia
Os primeiros estudos de caso e a validade de algumas enunciações
As teorias de ação política
O jornalismo enquanto construção da realidade
Escola interacionista
Bibliografia Obrigatória
Pizarroso Quintero; História da imprensa, Planeta , 1994
Lima, Helena Laura Dias de; A^imprensa portuense e os desafios da modernidade. ISBN: 978-972-24-1747-1
JEANNENAY, Jean-Baptiste; Uma história da comunicação social, Terramar, 1996
Schudson Michael; The^sociology of news. ISBN: 978-0-393-91287-6
Traquina Nelson 1948-; Jornalismo. ISBN: 972-589-083-3
Gans Herbert J.; Deciding what.s news. ISBN: 0-8101-2237-5
Bibliografia Complementar
Chomsky Noam 1928-; A^manipulação dos media. ISBN: 972-670-406-5
Shoemaker Pamela J.; Gatekeeping theory. ISBN: 978-0-415-98139-2
Observações Bibliográficas
Outras obras mais específicas serão fornecidas ao longo do semestre
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
polemizar os conceitos já adquiridos, através de sessões expositivas; promover a pesquisa diversificada nos temas centrais abordados.
No ponto 1 realçada a importância dos aspetos culturais, económicos, tecnológicos e políticos como elementos determinantes dos processos comunicacionais.
No ponto 2 e em conjunturas específicas, o objetivo é explicar a essência do jornalismo ideológico do seculo XIX e a aquisição de dois dos elementos estruturais da evolução da imprensa..
O ponto 3 aborda a fase de ouro da imprensa escrita. Este ciclo permite a compreensão da diferença essencial entre os dois modelos de desenvolvimento do jornalismo e afirmação do primado do jornalismo informativo e empresarial.
No ponto 4 é adotada a mesma grelha evolutiva e analítica dos pontos anteriores, mas com um enfoque mais desenvolvido do caso português e permite uma visão critica das debilidades do sistema noticioso português, tendo como enquadramento os modelos anteriormente ensinados.
No ponto 5 abordam-se as ruturas produzidas pela Revolução de 1974 e implantação de uma novo ciclo de acordo com os moldes de um regime democrático.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00
Componentes de Ocupação
Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 7,00
Total: 52,00
Obtenção de frequência
Frequência de 75% de aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
E+Pp+Tc=100%
- Professor: Helena Laura Dias de Lima
Período: 1ºSemestre